quina-do-chimborazo - meaning and definition. What is quina-do-chimborazo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is quina-do-chimborazo - definition

VULCÃO EQUATORIANO
Monte Chimborazo; Chimborazo (vulcão); Chimborazo

Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
Cinchona L. é um gênero de aproximadamente 40 espécies da família Rubiaceae.
Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
f.
Planta, que produz a quina.
Seria preferível chinchona, como alguns escrevem.
(De Chinchon, n. p.)
Cinchona         
  • ''Cinchona pubescens''
GÉNERO DE PLANTAS
Quina (gênero)
sf (de Chinchón, np) Bot
1 Gênero (Cinchona) de árvores da família das Rubiáceas, nativas da região andina do Norte da América do Sul, agora largamente cultivadas tanto ali como na Indonésia, com flores paniculadas, corola com forma de salva e ovário coroado com disco carnudo. Inclui a quina-verdadeira e várias outras quinas.
2 Árvore desse gênero.
3 Casca de várias espécies desse gênero, especialmente da quina-verdadeira, da quina-amarela e da quina-vermelha, ou os seus híbridos com outras espécies; dessa casca se extraem muitos alcalóides, entre os quais os mais importantes são a quinina, quinidina, cinchonina e cinchonidina. Var: Chinchona.

Wikipedia

Chimboraço

Chimborazo ou, em português, Chimboraço é um estratovulcão do Equador. É a mais alta montanha do país e do mundo, se medida desde o topo até ao centro da Terra. Está situado na província de Chimborazo, culminando a 6263 m de altitude e situa-se perto de Riobamba, a cerca de 180 km ao sul de Quito. É o pico mais alto dos Andes equatoriais, dominando uma região de 50 mil km² e apresentando uma base de 20 km de diâmetro. É o 17.º monte de maior proeminência topográfica do mundo.

Até o início do século XIX, Chimborazo era considerado a mais alta montanha da Terra (a partir do nível do mar), e tal reputação levou a diversas tentativas de escalada. Em 1802, o naturalista alemão Alexander von Humboldt tentou escalá-lo, acompanhado por Aimé Bonpland e pelo equatoriano Carlos Montúfar, mas teve que abandonar a empreitada a 5875 m por causa da rarefação do ar. A essa altura, eles alcançaram a maior altitude confirmada jamais atingida por um ser humano. Assim, é ao britânico Edward Whymper e aos irmãos Louis e Jean-Antoine Carrel que cabe a honra, em 1880, de serem os primeiros a atingir o cume do Chimborazo. Diversas pessoas duvidaram de tal feito, e Whymper escalou o vulcão mais uma vez no mesmo ano em companhia dos equatorianos David Beltrán e Francisco Campaña.

O Chimborazo inspirou o libertador Simón Bolívar, que compôs um poema sobre o vulcão.

Sua última erupção data de mais de dez mil anos, sendo assim considerado extinto.

O vulcão é apelidado de Taita Chimborazo, ou seja, Papai Chimborazo, com a mãe sendo apelidada de Mama Tungurahua.